12 de nov. de 2008

Projeto Gabinete na Galeria Virgílio




























O projeto Gabinete é uma exposição coletiva itinerante, que se modifica de acordo com o lugar onde acontece, incorporando novos artistas e obras. Na versão paulistana, a própria mostra se modificará, durante a sua duração, com a incorporação e modificação de obras em processo.

Os participantes da exposição são os artistas Diogo de Moraes (Colaborador do Fanzine La Panela Nº. 07), Fábio Tremonte, Rafael Campos Rocha, Daniel Steegmann e Marcelo Comparini além dos convidados Mariane Abakerli, Jac Lerner, Patrícia Pisanelli, Tatiana Ferraz, Rubens Mano, Henrique Oliveira entre outros. Muitos desses artistas participam de forma involuntária, já que fazem parte das coleções particulares de outros artistas como Marcelo Comparini e Rafael Campos Rocha.

A exposição, que fica em cartaz até o dia 04 de dezembro, tem o aspecto de um gabinete de curiosidades, sem demarcação autoral das obras expostas (as legendas são obras autônomas, pouco explicativas e não estão distribuídas equitativamente) e conta com desenhos, esculturas, vídeos, fotos, instalações, pequenas anotações, publicações, textos teóricos e monitoria dos próprios artistas. Uma coleção das mais disparatadas atividades que se mostram como um devir, sem separações autorais, técnicas ou conceituais.

O elemento em comum entre as obras que pode ser apontado é o do estudo, da pequena reflexão, do esboço e do pensamento fragmentado e descentrado. Os limites entre obra acabada e estudo, assim como entre atividade artística e teórica, estrutural e institucional, são borrados, transformando o projeto em um comentário ao processo de especialização e alienação a que a sociedade contemporânea submete às pessoas, inclusive os próprios artistas plásticos.

Galeria Virgílio
Segunda a sexta das 10h às 19h.
Sábados e feriados das 10h às 17h.
Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 426.
Pinheiros - São Paulo SP.